A acidez e a indigestão estão relacionadas?

Pode ser difícil distinguir acidez e indigestão. Alguns dos sintomas são iguais e, além disso, algumas pessoas de fato sofrem tanto de acidez quanto de indigestão!

Não é de surpreender que muitas pessoas não tenham certeza se sofrem de uma coisa… da outra… de ambas… ou talvez de alguma outra coisa. Não se preocupe. Estamos aqui para desfazer essa confusão.

Descobrir se você tem problemas de acidez ou de indigestão pode ajudar a garantir que você obtenha alívio dos seus sintomas. Assim, continue lendo!

A resposta curta para essa pergunta é “sim”1,4,5. Há de fato muita sobreposição entre os sintomas de acidez e de indigestão, e há também muita sobreposição entre muitas das causas e desencadeadores1,4,5.

Um dos sintomas definidores dos problemas de acidez é a azia, que é uma sensação de queimação no centro do peito1,4. A azia também pode ser um sintoma de indigestão1,4.

Sobreposição dos sintomas de acidez e indigestão1,4

Diagrama da sobreposição entre acidez, azia e indigestão

Caso queira descobrir mais sobre os problemas de acidez e azia, clique aqui.

Os médicos ainda estão fazendo estudos para tentar descobrir se as pessoas que sofrem de indigestão e azia devem fazer diferentes tratamentos em comparação com pessoas que sofrem de indigestão, mas não de azia1,4.

Nesse meio tempo, o tratamento, que inclui alterações da dieta e do estilo de vida assim como medicamentos, devem se basear nos sintomas predominantes1,4,5.

O que é a indigestão? O que causa indigestão?

Imagine esta cena. Você acaba de jantar sua comida preferida e está relaxando com sua família. De repente, você tem uma sensação de dor leve e desconforto no estômago. O que vinha sendo uma noite agradável se torna uma noite muito longa.

Infelizmente, esse cenário é muito comum. Há uma boa chance dele ser causado por indigestão, mas isso não precisa continuar acontecendo. Podemos ajudar você a descobrir o que pode estar causando seus sintomas para que você saiba como preveni-los.

Indigestão, denominada dispepsia nos círculos médicos, é um termo geral usado para descrever a dor ou desconforto na área do estômago1,2. Não se trata propriamente de uma doença ou quadro clínico. Trata-se apenas de uma maneira de descrever os sintomas sentidos1,2.

Na maioria dos casos, os sintomas de indigestão surgem logo após a refeição, mas eles podem começar a qualquer momento. Os tipos de sintomas e quando eles surgem são coisas que podem variar de pessoa para pessoa, e algumas pessoas podem sentir sintomas só ocasionalmente, enquanto outras pessoas os apresentam todos os dias2.

Junto com problemas de acidez, a indigestão é uma das queixas de saúde mais comuns. Uma pesquisa no Brasil mostrou que cerca de 20% das pessoas sofrem de sintomas de indigestão pelo menos uma vez por mês3. Esses dados são semelhantes aos de outros países4, mas algumas estimativas sugerem que a indigestão pode afetar até 40% da população1.

Não existe uma causa única para a indigestão, mas há muitas coisas diferentes que podem desencadeá-la2. A maioria delas se relaciona ao estilo de vida e às coisas que você come e bebe, incluindo2:

Ícone de uma faca e um garfo

Comer muito ou rápido demais

Fork and spoon icon

Alimentos gordurosos ou temperados

Cup of coffee icon

Muitas bebidas com cafeína, álcool, chocolate ou gasosas

Ícone da medicina

Certos antibióticos, analgésicos e suplementos de ferro

Ícone de cigarro

Fumo

Human head icon

Ansiedade

Às vezes, a indigestão é causada por outros quadros ou doenças digestivas, como vesículas biliares, constipação e doença celíaca2. Caso não tenha certeza se está com indigestão ou não, ou caso seus sintomas preocupem você, será melhor consultar seu médico.

Quais são os principais sintomas da indigestão?

Há diversos sintomas e combinações de sintomas possíveis, e algumas pessoas podem nem sempre apresentar os mesmos sintomas1,2. Os sintomas mais comuns são1,2:

Silhueta de um homem sentindo acidez

Sensação de saciedade antes de se terminar uma refeição

Você pode não ter comido muito, mas já se sente cheio e pode não conseguir terminar de comer.

Sensação de desconforto logo após uma refeição

Você fez uma refeição normal, mas sente desconforto e a sensação de saciedade dura mais do que deveria.

Desconforto ou dor na área do estômago

Dor leve a severa na parte superior do abdome, que é a área entre a extremidade do esterno e o umbigo.

Sensação de dor e queimação no peito

Azia ou refluxo ácido especialmente após uma refeição.

Sensação de queimação na área do estômago

Sensação desconfortável de calor ou queimação na parte superior do abdome.

Sensação de distensão abdominal e desconforto

Sensação desconfortável de aperto na área do estômago em decorrência de acúmulo de gases. Ocasionalmente, você pode arrotar também.

Sensação de enjoo

Você às vezes sente náusea, como se fosse vomitar. (É claro que náusea e vômito podem ser sintomas de muitos outros problemas também.)

Onde descobrir mais

Não há dúvida de que a acidez e a indigestão podem atrapalhar sua vida diária. Esperamos termos ajudado você a entender seus sintomas e as melhores maneiras de obter alívio.

Caso queira saber mais sobre algumas soluções caseiras realmente interessantes para problemas de acidez, dê uma olhada aqui.

    1. Dyspepsia and gastro-oesophageal reflux disease: investigation and management of dyspepsia, symptoms suggestive of gastro-oesophageal reflux disease, or both. Clinical Guideline, September 2014. National Institute for Health and Care Excellence (UK).
    2. Choung RS, Locke GR, Schleck CD et al. Overlap of dyspepsia and gastroesophageal reflux in the general population: one disease or distinct entities? Neurogastroenterol Motility 2012;24(3):229–e106.
    3. Vakil N, Wernersson B, Wissmar J, Dent J. Sleep disturbance due to heartburn and regurgitation is common in patients with functional dyspepsia. United European Gastroenterology Journal 2016;4(2):191–198.
    4. Mayo Clinic. Indigestion. Mayo Foundation for Medical Education and Research 2018. Read more.
    5. de Oliveira Latorre MRD, da Silva AM, Chinzon D et al. Epidemiology of upper gastrointestinal symptoms in Brazil ( EpiGastro ): a population-based study according to sex and age group. World Journal of Gastroenterology 2014;20(46):17388–17398.