Quais são os sintomas da azia durante a gravidez?

A azia durante a gravidez é tão comum que é frequentemente vista como uma parte completamente normal da gravidez¹. Mas isso não quer dizer que ela seja um problema pequeno. Ela pode ser muito desagradável e bastante dolorosa e perturbar o sono quando mais se precisa dormir.

Como a maioria das futuras mães sabe, você precisa tomar cuidado com os medicamentos que toma. Assim, não surpreende que muitas mães perguntem o que podem tomar para azia durante a gravidez.

Não se preocupe. Você gostará de saber que é possível obter alívio. Há diversos remédios para azia durante a gravidez. Também reunimos algumas dicas de estilo de vida úteis para ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas.

A maternidade é cheia de surpresas, e a azia durante a gravidez é somente uma delas. De fato, muitas mulheres sentem azia pela primeira vez quando engravidam1.

Assim, como você pode saber se está com azia durante a gravidez? Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral.

O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito³. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta2,3.

A azia é certamente muito comum, mas é difícil saber com certeza quantas gestantes sofrem de azia. Estimativas variam de 17% a 45%1,2, e até mesmo 80% no caso das mulheres no terceiro trimestre1,3.

A azia na gravidez

O que causa a azia durante a gravidez?

A azia tende a ocorrer quando o ácido estomacal sobe para o esôfago (o “tubo” que vai da garganta até o estômago). Você pode descobrir mais sobre ele aqui.

A pergunta é: por que a azia parece mais comum durante a gravidez? Parece que acontecem duas coisas diferentes.

Hormônios

A primeira tem a ver com os hormônios. Durante a gravidez, o organismo (sendo a coisa maravilhosa que é!) aumenta a produção de um hormônio chamado progesterona2. A progesterona ajuda a preparar o organismo para o parto, mas ele também pode relaxar o anel muscular na base esôfago, o que permite que ácido gástrico escape para o esôfago2,3.

Alterações anatômicas

A segunda razão tem a ver com o espaço tomado pelo bebê em crescimento. À medida que o útero se expande, ele pode pressionar a área ao redor do estômago2,3. Isso pode afetar o funcionamento do anel muscular na base do esôfago2,3.

Assim, parece de fato, que a azia é uma parte natural da sua jornada pela gravidez. Mas isso significa que há uma boa chance de que a azia passe depois de você ter o bebê. Temos algumas dicas fáceis de seguir para ajudar a aliviar os sintomas até isso acontecer.

Como obter alívio da azia durante a gravidez

Existem algumas maneiras diferentes de obter alívio da azia durante a gravidez: uma delas é fazer algumas mudanças na dieta e no estilo de vida que ajudem a prevenir ou reduzir a severidade do problema.

Você provavelmente fez algumas alterações no seu estilo de vida em preparação para a chegada do seu bebê. Para ajudar a garantir que você tenha uma gravidez mais confortável, há outras coisas que podem ajudar a fazer a diferença no caso de uma gestante com azia2.

Ícone de uma faca e um garfo

Alterações da dieta

Tente evitar alimentos muito gordurosos ou temperados. Também é uma boa ideia fazer refeições menores2, mesmo que isso signifique alguns lanches saudáveis entre elas. Beber menos chá e café, e outras coisas que contenham cafeína também pode ajudar2.

Ícone de uma gestante deitada

Alterações do estilo de vida

Também foi comprovado que manter um peso saudável, elevar a cabeceira da cama cerca de 15 centímetros e evitar refeições perto da hora de dormir pode aliviar os sintomas das pessoas em geral, não somente das futuras mães5.

Algumas dessas coisas podem funcionar para algumas pessoas e não para outras. Você poderá precisar experimentar diferentes coisas para ver quais funcionam para você.

Antiácidos

Antiácidos, que neutralizam o ácido do estômago (ácido gástrico), podem oferecer alívio da azia durante a gravidez2,3. Contudo, eles somente devem ser tomados sob orientação médica.

Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2. Antiácidos que contêm bicarbonato de sódio, como o Sal de Fruta ENO, NÃO são recomendados.

Pergunte ao seu farmacêutico ou médico qual antiácido é melhor para você durante a gravidez e informe-o caso esteja tomando outros medicamentos ou suplementos alimentares.

    1. Richter JE. Review article: the management of heartburn in pregnancy. Aliment Pharmacol Ther 2005; 22 (9): 749–757.
    2. Vazquez JC. Heartburn in pregnancy. Clinical Evidence 2015; 2015: 1411.
    3. Neilson JP. Interventions for heartburn in pregnancy. Cochrane Database Systematic Review 2014; 4: CD007065.
    4. NHS. Your pregnancy and baby guide. Indigestion and heartburn in pregnancy. NHS (UK), November 2017.
    5. Katz PO, Gerson LB, Vela MF. Guidelines for the diagnosis and management of gastroesophageal reflux disease. Am J Gastroenterol 2013; 108: 3: 308–328.